sábado, 20 de março de 2010

Aldeia da Santa Gula e seu pecado original da carne

Aprenda a fazer um delicioso churrasco dominical

Converta-se, agora! Você está prestes a cometer o Pecado da Carne... Ou o da Gula! Final de semana, descanso, reunião de família e um churrasco ao meio-dia podem deixar um domingão mais saboroso. A verdade é: para todo gaúcho que se preze a lei é mostrar habilidade e um toque especial com a carne na churrasqueira. E você não vai poder decepcionar os seus parentes e amigos quando estiverem na sua casa esperando “aquele” almoço tão prometido e aguardado. Eles chegarão na sua casa e dirão “agora é ver para crer”. Sendo assim, nós não vamos deixar ninguém na mão e daremos, então, uma receita simples e apetitosa para ninguém esquecer e fazer feio na frente dos outros. Quem avisa, amigo é!

A dica é um almoço de domingo, numa porção para cinco pessoas, fácil e rápido de preparar. Bom, pra começar precisamos de duas picanhas de gado e uma picanha suína, tempere as de gado com sal grosso, em torno de duas horas antes, e deixe-as prontas no espeto para serem levadas a churrasqueira. Na picanha de porco você pode usar uns segredinhos como tempero. Calma! Segredinhos não é nenhuma planta ou algo do gênero, mas, sim, um tempero especial de Ervas Finas. Salsa e Sálvia. E, coloque sal a gosto, depois leve ao fogo, deixando até dourar. É importante, antes de tirar a carne de porco do fogo, verificar se está bem passada por dentro, também.

O arroz é aquele mesmo feito com carinho por você, sem segredos, bem soltinho e delicioso. Só de ver já dá água na boca. Duas xícaras de arroz são suficientes para cinco pessoas, até porque o prato principal é o churrasco. Colocando um pouco mais de azeite (de girassol e light, é claro) do que o normal, o arroz poderá ficar soltinho. Não exagere com a água, coloque aos poucos. E sal a gosto.

Uma salada nunca pode faltar na mesa, ainda mais se tratando de um churrasco, onde temos sempre a tradicional salada de batatas com maionese. Mas, agora, você fará algo mais saudável: a Salada de Batatas sem maionese. É simples! Com seis batatas-rosa cozidas, três ovos cozidos, três tomates, um punhadinho de salsa, vinagre (de girassol e light!) e sal a gosto picados e misturados, você tem uma saborosa salada para este almoço em família ou entre amigos. E, ainda, pode ser feita uma salada de alface para acompanhar.

O vinho: imprescindível, suculento, acompanhante de uma boa carne. A nossa sugestão é o Bosco Del Merlo Chardonnay, um vinho italiano da melhor qualidade (não é caro! Encontra-se num bom supermercado).

Depois de preparar a mesa com todos os pratos e complementos, chame a família e tenha um bom apetite!

Nenhum comentário: