sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Mais um passo à frente: TV Inter e a mídia eletrônica

O recente lançamento da TV Inter.tv tem o mesmo conceito da criação da Assessoria de Comunicação no início de 2005. Daqui produzimos nossos próprios produtos audiovisuais, sem a necessidade da contratação de empresas terceirizadas para a produção de alguns DVDs, por exemplo. Assim como nossa revista, jornal e site que até o final de 2004 eram feitos por agências ou profissionais de fora do Beira-Rio e passaram a ser produzidos pela equipe que hoje forma a Assessoria, tendo somente a impressão destes materiais impressos realizada em gráficas externas. Agora o time de comunicação é ligado diretamente ao Inter, trabalha no Clube, conhece o dia-a-dia colorado e produz todo o material oficial.

Assim é o nosso setor de mídia eletrônica, que engloba a TV Inter, a produção de vídeos em gerais do Clube e nossos CDs e DVDs. Uma tv criada nos modernos padrões de tv pela internet, de enorme potencial, que cresce cada vez mais no mundo on line e também entres os clubes de futebol. Com produção total dos profissionais colorados, temos dois grandes focos: a TV Inter e sua programação pela internet – através do www.tvinter.tv – , e a produção de vídeos, DVDs, mais o trabalho especial para o novo placar eletrônico do Gigante da Beira-Rio.

Tudo começou durante o Mundial 2006, quando novamente o Internacional saiu na frente e fomos pioneiros entre os clubes brasileiros também na publicação de vídeos no site. Na época, não se dava tanta importância, mas os profissionais da Assessoria de Comunicação estavam no Japão gravando tudo que cercava a maior disputa da história colorada. Alguns vídeos foram enviados para o site do Inter, usando a ferramenta da Hotmedia – parceira até hoje – , mostrando a preparação do time para os duelos no Oriente. Todo o material captado por mim, o assessor de imprensa Aleco Mendes, por membros da comissão técnica e até pelas câmeras dos jogadores virou mais tarde um dos DVDs de maior sucesso entre os colorados: Bastidores de um sonho – O outro lado do título mundial, enviado gratuitamente para todos os sócios em junho de 2007. Depois, o mesmo material de bastidores foi base para o filme Gigante nas telas de cinema e em DVD, e, atualmente, as mesmas imagens captadas no glorioso dezembro de 2006 fazem parte do filme do Centenário do Inter, Nada Vai Nos Separar.

Além disso, o DVD Bastidores de um sonho e a saga do título Mundial Fifa também serviu e continua sendo material motivacional para equipes das categorias de base do Internacional. Na ocasião desse DVD no primeiro semestre de 2007, a produção e coordenação do projeto já foi da Assessoria, porém a edição, finalização, efeitos visuais, montagem foram feitos por uma empresa terceirizada. Hoje, o principal profissional desta empresa envolvido no projeto dos Bastidores também atua conosco. O Internacional cresce em todos os âmbitos, nenhuma questão poderia parar no tempo, estamos atentos às novidades do mercado audiovisual. Estamos oficializando o setor de mídia eletrônica, com o carro-chefe TV Inter, em breve se somará a Rádio Colorada ou Rádio do Inter. Para a TV Inter.tv estamos ampliando a grade de programação em busca de atender os anseios dos colorados sedentos por todas as informações do Clube do Povo. Bem como, há algum tempo produzimos vídeos que são levados para eventos de consulados, ainda para outros eventos do Inter, até mesmo para a festa do Centenário no último dia 4 de abril. E já temos em fase de produção outros DVDs que irão registrar parte da história colorada para garantir o filme, com certeza, do bicentenário do Sport Club Internacional.


>> Assista abaixo ao vídeo de apresentação da TV Inter:




TV Inter.tv
www.tvinter.tv com programação permanente 24 horas no ar.


Alguns canais:

Inter Notícias – com todos os programas Inter Notícias veiculados semanalmente, com as informações que cercam o cotidiano do time e os assuntos importantes do Clube. Apresentação de Rogério Amaral, reportagens de Adriana Montes, Aleco Mendes e participação de toda a equipe da Assessoria de Comunicação. Toda segunda-feira, após o jogo do Inter na rodada do final de semana do Brasileirão.

Transmissões ao vivo – dos jogos realizados no Beira-Rio, com imagens exclusivas dos bastidores do time antes e depois da partida. A narração do jogo é de Rogério Amaral, reportagens com a torcida direto do Gigante para os internautas do mundo inteiro. Entrevistas e repercussão logo após o jogo ao vivo do vestiário, com jogadores, comissão técnica e dirigentes. As imagens captadas para a TV Inter também são exibidas simultaneamente no placar eletrônico. A TV Inter ainda transmite ao vivo eventos importantes, como os aniversários do Clube, em coberturas especiais. Além disso, a TV Inter já transmite na íntegra, com replay e todos os detalhes dos jogos do Inter B.

Bola em jogo – neste canal estão no ar os compactos de todos os jogos, melhores momentos e gols do Inter partida por partida, registrando a campanha colorada em cada competição disputada.

Encontros Colorados – bate-papo semanal com a participação de três convidados: um ídolo colorado, podendo ser jogador ou ex-jogador, e mais um convidado para fazer o contra-ponto. Com a apresentação de Aleco Mendes, os convidados são sempre duplas que têm assunto em comum, por exemplo: Taison e Neto Fagundes (dois gaúchos colorados), Clemer e Fernando Carvalho (iniciaram juntos em 2002 e estão até hoje), Índio e Vitorio Piffero (dois xerifes da era de ouro do Inter), Falcão e Kledir (Kleiton e Kledir cantavam ‘que saudade do Falcão’, em Deu pra ti!), Claudiomiro e Luis Fernando Verissimo (o escritor colocou o centroavante na seleção brasileira da história), Guiñazu e Valdomiro (dois guerreiros com manto colorado), etc.

Jogo rápido – canal de atualização mais freqüente, contando o dia-a-dia do time, treinamentos, entrevistas e preparação para o próximo confronto. Muitos dos vídeos que vão ao ar hoje no site oficial do Internacional são publicados neste canal.

Câmera exclusiva – vídeos de bastidores, a concentração do time para os confrontos, imagens captadas somente pelas câmeras coloradas estarão exclusivamente na TV Inter.

Inter Social – matérias que envolvem a atuação colorada junto à comunidade, falando das diversas ações e projetos do Clube defendendo a causa social e o meio-ambiente. Destacando programas como o Interagir e suas áreas de atuação, parcerias com a prefeitura, meninos indicados para a Escola Rubra, Genoma Colorado, preocupação com a educação e cidadania dos garotos nas categorias de base, engajamento em campanhas do agasalho e às vítimas de desastres naturais, como na enchente de Santa Catarina em 2008. O Inter tem responsabilidade social, exerce uma bela tarefa perante a sociedade gaúcha e vai mostrar através do canal Inter Social.

Papo de Mulher – bate-papo descontraído com mulheres que entendem e vivem o futebol colorado. Em pauta, sob o comando de Adriana Montes, os diversos assuntos que rondam o Internacional, como ações desenvolvidas por coloradas, o trabalho feminino no dia-a-dia do Clube e, claro, a análise dos jogos.

Vida do Clube – as grandes novidades do Clube, lançamentos de novos uniformes, visitas de artistas ao Beira-Rio, as obras de modernização do projeto Gigante para Sempre, fatos que marcam a vida colorada fora dos gramados os torcedores encontram neste canal.

Celeiro de Ases – com tudo sobre as categorias de base do Clube, competições em disputa, garotos revelados pelo Inter, como é o trabalho realizado para lapidar os futuros craques, os juniores, juvenis, infantis, as equipes, os jogadores e o dia-a-dia deste mundo de aprendizado que antecede a chegada ao time profissional.

Fora de campo – canal com as entrevistas especiais feitas por Rogério Amaral.

A maior e melhor torcida – vídeos enviados pelos torcedores e selecionados pela produção da TV Inter estão no ar em mais este canal interativo.

Galeria Vermelha – clipes com fotos enviadas pelos colorados para TV Inter irão ao ar neste canal. Nos mesmos moldes do quadro do programa semanal da TV Inter, aqui os colorados poderão se ver, poderão exibir o seu coloradismo para o mundo assistir.

Produção audiovisual

DVDs – A Assessoria de Comunicação já coordenou o lançamento de importantes registros históricos em DVDs como a conquista da Libertadores, no filme 16 de agosto – Um dia sem fim, Gigante (sobre a conquista do Mundial) e Bastidores de um sonho – o outro lado do título mundial, enviado gratuitamente aos associados colorados, e até mesmo o vídeo motivacional gravado com a participação dos familiares de todos os jogadores para a decisão da Recopa Sul-Americana em 2007. Além disso, vídeos diversos continuam sendo produzidos e editados pela equipe de audiovisual do departamento, tais como vídeos para serem exibidos em consulados e em eventos do Clube. Com o lançamento oficial do setor de Mídia Eletrônica e da TV Inter.tv , mais novidades logo irão emocionar cada colorado:

- DVD Bastidores da Sul-Americana – imagens exclusivas do time desbravador da Copa Sul-Americana. (em fase de produção) DVD nos mesmos moldes de Bastidores de um sonho, que será enviado junto da Revista do Inter aos mais de 100 mil sócios colorados. São imagens de bastidores captadas pela equipe da Assessoria de Comunicação ao longo de toda a trajetória vitoriosa na competição continental. A emoção jogo a jogo, a concentração e a preparação de um time que faria do Inter o primeiro brasileiro campeão de tudo com a conquista invicta da Copa Sul-Americana.

- DVD O Inesquecível mês do Centenário. (em fase de produção) DVD com os grandes eventos e fatos que marcaram um espetacular mês de abril com as comemorações dos cem anos do Inter. Multidões pintando as ruas de vermelho, homenagens pelo Centenário – com direito à carta enviada pelo Papa – , jogo da Seleção Brasileira, jantares para celebrar o maior dos aniversários do Clube, vitória em Gre-Nal e para completar a conquista de mais um Campeonato Gaúcho de forma arrasadora.

- DVD Jantar do Centenário e dos Colaboradores. (concluído) DVD produzido com os melhores momentos do jantar do Centenário (04/04) e do jantar para os colaboradores (17/04). O material foi entregue especialmente aos colaboradores que trabalharam nos eventos comemorativos ao Centenário do Inter. Também foram produzidas e distribuídas cem cópias de um DVD dos Gols do Gauchão, que foi entregue para todos os membros do departamento de futebol no jantar oferecido aos mesmos, bem como todos os jogadores e comissão técnica, no última dia 23 de abril.

- DVDs para eventos de consulados. (concluído e segue) Foram produzidos mais de cem DVDs especiais para os consulados que comemoram neste ano o Centenário em paralelo com o Clube. Os vídeos foram exibidos nas festividades Brasil afora, contendo mensagens de jogadores e dirigentes colorados, vídeo do projeto Gigante Para Sempre e videoclipe com imagens e gols da história do Internacional. São produzidos centenas de vídeos para consulados anualmente, sendo feitos para os colorados que representam o Clube pelos quatro cantos do mundo.

- Produção de vídeos especiais para o placar eletrônico, bem como a coordenação da comunicação nos dias de jogos, das imagens veiculadas no placar captadas pela TV Inter e pela equipe de cinegrafistas contratados especialmente para gerar imagens para o novo placar do Beira-Rio. A equipe da TV Inter produz videoclipes com músicas coloradas e sobre futebol com imagens marcantes do Clube para exibir neste telão. Esses videoclipes com fino acabamento e edição qualificados também são usados em outros eventos realizados, como o jantar do Centenário (no dia 04/04) e os próprios eventos consulares.

Nenhum comentário: