quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Dia de Table Mountain - Parte 01















Dia 03-09-07, fomos ao Table Mountain, mas antes almoço
no Waterfront, shopping com esta vista para o porto
















Aleco, colombiano Jacobo e italiano Renato brindando
um chopp no restaurante Spur no Waterfront















Na saída do Waterfront, multa de R100 (cerca de 30 reais)
por estacionar fora do lugar o carro alugado pelo Renato















Subindo para o topo da Table Mountain com o cable way,
o bondinho que balança mas não cai e dá um mal-estar















Bancando o turista tirando foto de si próprio















Vista do cable way para o topo da Table Mountain















No topo da Table Mountain.

A minha alegria de viver, a minha motivação
para atualizar este blog, tudo aqui é dedicado
a uma pessoa em especial e ela sabe que é ela!
















Aleco, Renato e Jacobo, ao fundo Cape Town















No topo, 1.087 metros de altura











Ao fundo, a praia de Camps Bay













À esquerda, a cadeia de montanhas Twelve Apostles













Liberdade, onde a natureza foi generosa















Ao fundo, bairros de Cape Town,
cidade com cerca de 3 milhões de habitantes
obs.: desculpe se as legendas não estão bem organizadas,
pois é difícil de editá-las aqui no blog!

Dia de Table Mountain - Parte 02















Ao fundo o brilho do sol sobre o oceano Atlântico















Escalando a la Missão Impossível quase no topo















No topo da majestosa Table Mountain















Que maravilha!














Ao pé da Table Mountain





Após Table Mountain, passeio em Camps Bay





Happy Hour








Pôr-do-sol em Camps Bay Beach

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Sea Point, Clifton e Camps Bay!















Cape Town ou Cidade do Cabo, capital turística da África do Sul















Em Sea Point, bairro de Cape Town















Na praia de Clifton















Clifton Bay Beach















Prédios e casas luxuosos à beira de Clifton Bay,
depois do morro é a badalada praia de Camps Bay

Imagens dizem tudo por si só















Bairro Sea Point















Eu no calçadão de Sea Point















Muitas obras agitam a turística Cidade do Cabo















Local para pique-niques familiares e, na foto, a Maria Fumaça para passeios infantis















Em dia nublado, ao fundo, o monte Lion's Head















Farol Mouille na orla do bairro Sea Point















Telefones públicos e prédios na avenida beira-mar de Sea Point















'Balance' by The Coca-Cola Company: o 'Gatorade' deles que mais parece um detergente















Enquanto vejo sobre o Inter na web, uma Castle que é a melhor cerveja da África do Sul




















Carling Beer, uma gostosa cerveja escura

domingo, 2 de setembro de 2007

Baita domingão















Lion's Head Mountain
















Twelve Apostles Mountain















Se essa gaivota não cagar na foto abaixo, tudo bem! Elas estão por toda a parte!















Eu curtindo o pôr-do-sol em Camps Bay Beach















Bares badalados em Camps Bay















Camps Bay Beach















Camps Bay vista de mais longe, da praia de Clifton















Deitado numa pedra, ouvindo Ben Harper e curtindo o pôr-do-sol















Muitos carros conversíveis em Cape Town...















de todas as marcas, cores, tamanhos, preços e idades!












Sabe quando você acorda com a energia toda, enxerga o sol pela janela, um dia lindo e quer aproveitar ao máximo todas as horas, minutos e segundos?! Assim foi meu domingo... acordei, comi, tomei banho, dei uma geral em meus e-mails, orkut, msn, aquela coisa toda e me mandei pra rua!

Sai daqui do bairro Sea Point e caminhei, caminhei e caminhei, quase duas horas de caminhada até a badalada praia de Camps Bay. Passei por toda Sea Point que é enorme, pela praia de Clifton e, enfim, cheguei em Camps Bay. Curti o trajeto ao máximo, vendo todo o tipo de atração, desde os carros até monumentos, casas e construções em todos os estilos, as montanhas e, claro, as praias.

As pessoas aqui na cidade foram brindadas por um baita domingão, céu praticamente sem nuvens, sol brilhando, temperatura em torno de 20 graus, tudo conforme manda o script de um belo dia. Os carros que passavam por mim eram de todo o tipo, mas me chamaram a atenção os tantos conversíveis, de todas as marcas, idades e estilos.

A praia de Camps Bay é uma das mais badaladas da cidade. Muita gente lotou os bares da orla, muita música, banho de mar, sol, alegria. A paisagem deixa qualquer um impressionado, a natureza realmente foi generosa por aqui. Praias bonitas, pedras na medida certa para compor o cenário, avenida bem urbanizada, bares pra todos os gostos, por trás a ‘Twelve Apostles Mountain’ e um espetacular pôr-do-sol.

Não posso dizer muito e sim mostrar em fotos. Peço desculpas, pois tá dando pau na hora de postar as imagens, quando tá fazendo o upload de repente cai a janela do internet explorer que tá baixando a imagem pro blog. Já tenho um monte pra mostrar pra vocês e prometo assim que conseguir baixar a próxima logo colocar várias.

Agora à noite teve cinema aqui em frente ao bar da escola pra todos os estudantes. Passou o excelente Babel, com áudio em inglês e legenda em inglês como parte do aprendizado e familiarização com a língua. Quem não viu esse filme, não perca tempo! Pra mim, o melhor filme do ano! Depois conversei durante bastante tempo com um pessoal sobre futebol e rugby. Domingo que vem tem a seleção de Parreira, a África do Sul, versus Zâmbia aqui em Cape Town. Uma coreana adorou me ouvir falar sobre futebol, chegava a dar gritinhos e pulinhos de alegria dependendo o jogador que eu citava. Meio inusitado, mas é o jeito dos orientais, como coreanos, chineses e japoneses.

O grande momento do dia foi ficar curtindo o pôr-do-sol, deitado numa grande pedra e ouvindo Ben Harper, a coletânea The Best So Far. Bueno, neste momento, rola aqui I don’t want miss a thing, do Aerosmith, baita som – trilha do filme Armaggedon. E, só pra lembrar, as fotos estão engatilhadas pra postar aqui no blog, espero logo conseguir. O domingo rendeu belas imagens – fiz quase 200 –, de paisagens, pôr-do-sol, mar, montanhas, tudo o que a natureza nos proporciona do bom e do melhor. Fotos de pessoas, locais, atrações, animais, curiosidades e tudo que pareceu interessante.

Fico por aqui e agradeço mais uma vez pela leitura. Muito obrigado! Pensamento positivo sempre, hein?! Acreditar, ter fé, ir em busca, persistir, sonhar, lutar, amar! Uma ótima semana pra você!

sábado, 1 de setembro de 2007

Chove lá fora

Parte da sexta e o sábado foram e será o domingo, segundo a previsão do tempo, diferentes por aqui. Primeiro, em razão da chuva. Segundo, por causa das mudanças aqui na escola. Como acabou o mês de agosto ontem, muitos alunos que ficaram por um mês, do dia 1º até 31-08, foram embora para seus países entre ontem e hoje. Inclusive, o sul-coreano que dividia o quarto comigo.

Grande parte da turma que fiz amizade durante a semana voltou pras suas casas e neste final de semana chegarão novas pessoas que ficarão pelo menos todo o mês de setembro. Tem gente que fica três, quatro, cinco, seis meses ou mais. Da nossa turma, além de mim, restaram o paulista Alecsander, o colombiano louco por futebol, Jacobo, e o turco muito bom de fla-flu, Ismael. Aliás, foi com eles que conversei bastante neste sábado e, claro, jogamos fla-flu. Risada é o que não faltou... E tomei muito café, xícaras grandes e cheias, baldes. É de graça, a única coisa!

Num pequeno período em que a chuva deu uma trégua hoje à tarde, aproveitei pra caminhar pelas ruas aqui do bairro Sea Point. É interessante a quantidade de restaurantes de países diferentes numa mesma rua - indiano, chinês, japonês, italiano, malaio -, supermercados e, principalmente, as inúmeras cafeterias. Aqui como no Japão, e talvez na maioria das nações, muitos nomeiam seus estabelecimentos em português mesmo, dizendo ‘Café isso’, ‘Café aquilo’, fazendo jus ao produto genuinamente brasileiro. Tão típico do Brasil quanto o futebol, o carnaval, Gisele Bündchen, Pelé, ‘Ronaldos’,...

Agora à noite continua chovendo e quem pretendia sair, como eu, teve que ficar por aqui mesmo. Vários trouxeram notebook, outros usam os computadores disponíveis no salão de jogos e no bar da escola mesmo. A internet é via wireless e geralmente o sinal é muito bom. Hoje, além de assistir aos jogos da liga inglesa do Manchester, do Liverpool e tal, tentei pegar algumas informações sobre o jogo África do Sul x Zâmbia que vai ter aqui na semana que vem e vou assistir. O nosso amigo do bar - os dois ‘faz-tudo’ do bar são gente-boa pra caramba e amigos de todos – teve que ligar pra um amigo dele pra pegar informações do jogo, já que ele não sabia nada e nem gosta de futebol. Hehe Adivinha! Seu esporte favorito é rugby!

Bueno, sigo aqui escrevendo, jogando palavras ao vento... ouvir música e escrever no blog no final de noite têm sido interessante e ambos uma boa companhia. Ainda mais hoje que estou me sentindo um pouco sozinho, sem o sul-coreano no quarto pra eu tentar entender seu inglês com sotaque oriental. A minha rotina realmente anda bem diferente, como grande exemplo o celular que não funciona aqui e não está tocando as, normais no Brasil, trocentas vezes por dia.

Há pouco fui ao ‘supermarket’, algo como uma mercearia que abre sete dias da semana dia e noite, e comprei iogurte, um tipo de ruffles light, chocolate, água mineral, um apontador pro meu lápis e um jornal de esportes. Quando cheguei à residência tive uma idéia de ligar pra minha avó, com quem eu não falava há alguns meses. A alegria misturada com surpresa dela de receber uma ligação minha daqui de tão longe foi imensa. Esse é um pequeno fato, uma coisa simples da vida, mas que vale muito, nos traz felicidade e eu valorizo muito.

Esse tempo chuvoso, agora silencioso, me faz pensar em tanta coisa e, claro, bate a saudade de quem a gente ama. Quem nunca esqueço, porém em tantos momentos me distraio com outras coisas e faz com que não fique pensando, repensando, raciocinando o tempo todo, lembrando da falta que faz alguém especial ao nosso lado.

Aqui, agora: 3h55 da madrugada, cinco horas na frente do horário de Brasília. Olho para o celular a todo instante, muito estranho, parece que ele está prestes a tocar e ser quem tanto espero no outro lado da linha, a falar algo pra confortar e me fazer dormir bem. Tem uma música apropriada pra este momento, muito bem regravada pelo Lobão para o seu recente Acústico MTV, seu nome é Me Chama ( http://www.youtube.com/watch?v=6Su5uP3MM9o ): “Chove lá fora e aqui tá tanto frio, me dá vontade de saber aonde está você, me telefona, me chama, me chamaaaa... tá tudo cinza sem você, tá tão vazio e a noite fica sem porquê, aonde está você? me telefona, me chama, me chamaaaaaa...”

Diamante de sangue

O continente africano ainda tem inúmeros problemas, a maioria deles conhecidos pelo mundo inteiro, como a existência de pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza, subnutridas, passando fome, sem ter um teto, vulneráveis a qualquer doença e ainda em muitos lugares sob estado de guerra civil. Mesmo assim, a África do Sul é um país que cresce acima da média continental, o mais evoluído. Porém, o diamante ao mesmo tempo é um ponto positivo e negativo do País.

Ouro e diamante estão entre as principais fontes de renda da África do Sul. Eis o ponto positivo. Mas é o diamante o tema em questão. Ao redor do mundo, ele é o protagonista de um mercado de 60 bilhões de dólares. Um dos melhores filmes de 2007, Diamante de Sangue – com grande atuação de Leonardo DiCaprio, do qual o personagem dele é nascido aqui na África do Sul – escancara o ponto negativo do diamante, o uso do trabalho escravo e outros males que podem resultar a sua extração.

Diamante de Sangue é um excelente filme que fala de forma consciente dos males que trazem a extração ilegal do diamante não só na África do Sul, mas também em outros países do continente. As pedras ilegais compram sofrimento na África, principalmente nas mãos de grupos guerrilheiros, e financiam guerras, como retrata o filme um caso que se passa em Serra Leoa – país de um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do mundo. Vale lembrar que, também, existe a busca legal pelo diamante, extração e comércio como mandam as regras, porém sem ser ainda em quantidade relevante. Ah, o filme tem aventura, drama, romance... mais eu não posso dizer, só tu vendo, se ainda não viu!

Sobre religião







A miscigenação na África do Sul aparece muito bem na religião. Assim como o Brasil, o país sul-africano tem imigrantes de inúmeras nações de vários continentes. Isso se caracteriza também na religião.

Aqui na Cidade do Cabo o cristianismo predomina, por isso as fotos das igrejas católicas logo acima. As igrejas nesta cidade são todas muito bonitas, com arquitetura diversificada e até uso de tecnologia como na da foto acima que tem um letreiro luminoso eletrônico. Nele ficam sendo destacados horários de missas, salmos da Bíblia a serem lidos, mensagens positivas, além de hora e temperatura.

Na África do Sul, em geral, igrejas independentes têm muitos fiéis. Elas incluem aspectos místicos tribais e forte crença na influência dos ancestrais. Ainda têm seguidores as igrejas Reformada Holandesa (a Holanda, no século XV, foi o primeiro país a colonizar a África do Sul, logo depois a Inglaterra se apossou do local até meados do século passado), Católica Romana, Presbiteriana a Anglicana. No Cabo Oeste, o islamismo; e, na região de Durban (para onde vão muitos surfistas do mundo inteiro), há os hindus e budistas.